CARTÃO BOLSA FAMÍLIA 2016, ATIVAÇÃO


Você que está para receber o bolsa família 2016, fique atendo quanto as dicas e saiba como ativar o cartão bolsa família 2016 para poder sacar o benefício nas agências da Caixa Econômica Federal.

O cartão do Bolsa Família é utilizado unicamente para realizar o saque do benefício do programa. Nele está contido o número do NIS, bem como o nome do Responsável Familiar – RF. O cartão possui 13 dígitos, entretanto, apenas os 11 primeiros correspondem ao NIS (Número de Identificação Social).

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CARTÃO BOLSA FAMÍLIA 2016, ATIVAÇÃO

O prazo para entrega dos cartões é de 30 a 45 dias. Nesse período, enquanto não recebe o cartão, o beneficiário pode retirar o benefício através de guia avulsa (ou guia bancária) na Agência da CAIXA.

É proibida, em qualquer hipótese, a retenção, cobrança de taxas e venda dos cartões.

Na impossibilidade de uso do cartão magnético, os beneficiários podem sacar o benefício em qualquer agência da CAIXA por meio de guia avulsa (ou guia bancária). Para o saque sem cartão é necessária a apresentação de qualquer um dos documentos seguintes: carteira de identidade, carteira nacional de habilitação (modelo com foto), carteira de trabalho e previdência social ou carteira do registro em órgão de classe, certidão de nascimento ou casamento.

Qual é a sistemática de entrega de Cartões?

Entrega domiciliar – A entrega de cartões permite que em municípios de médio e grande porte, o cartão seja entregue pelos Correios diretamente na residência da família, ao Responsável Familiar, no endereço informado no Cadastro Único. Neste caso, o Correio realiza três tentativas. Se não for possível entregar, os cartões retornam à agência da CAIXA mais próxima ao endereço do beneficiário.

Entrega de posta-restante – Essa modalidade é feita em municípios de menor porte, onde não há entrega domiciliar. Os Correios mantêm os cartões em suas agências ou correspondentes postais à disposição do Responsável Familiar – RF. Depois de 20 dias, os cartões não retirados são enviados para a Agência CAIXA de Vinculação do município.

Conteúdo das correspondências – As correspondências enviadas aos beneficiários junto com os cartões contêm, além do cartão, o Termo de Responsabilidade e informações importantes sobre o Programa Bolsa Família (funcionamento, responsabilidades das famílias e os meios para entrar em contato com o MDS e a CAIXA). Se faltar algum desses itens na correspondência, é necessário entrar em contato com a CAIXA por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão 0800 726 0207.

Ativação – Os cartões são enviados sem a senha eletrônica. Para cadastrar uma senha, os beneficiários precisam comparecer a uma agência da CAIXA com a correspondência recebida e um documento de identificação com foto. Apenas depois da ativação do cartão – que é feita pelo cadastramento da senha individual – as famílias poderão receber os benefícios em todos os locais autorizados da CAIXA (lotéricas, correspondentes bancários, caixas eletrônicos, agências). Sem a ativação do cartão, o saque somente pode ser feito em agências da CAIXA. Nos municípios onde não há agência de atendimento bancário, as ações de mobilização para ativação são ainda mais importantes.

Veja também: 

Se você ainda possui alguma dúvida sobre o cartão bolsa família 2016 entre em contato conosco usando os comentários abaixo deste artigo, ou se preferir consulte aqui o calendário bolsa família 2016 completo e saiba quando você deve ir ao banco para sacar o benefício concedido pelo governo federal.

 

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